segunda-feira, 22 de maio de 2017

Corra! | CRÍTICA



Corra! (Get out) estreou semana passada nos cinemas e já está sendo considerado o melhor filme de terror da década. Escrito e dirigido pelo comediante Jordan Peele, seu primeiro trabalho como diretor, traz na trama a história de Chris (Daniel Kaluuya) e Rose Armitage (Allison Williams) indo passar o final de semana na casa dos pais da moça no interior. Chris está com a cabeça cheia de preocupações e o estresse no limite para conhecer os pais caucasianos da namorada, que são brancos, mas a princípio eles mostram um comportamento estranhamente amoroso e acolhedor. Nosso protagonista acredita que essas atitudes sejam uma tentativa de lidar com o relacionamento da filha com um rapaz negro.



Mas a medida que o convívio vai se desenrolando, Chris percebe que a família Armitage guarda segredos perturbadores. Sua desconfiança aumenta quando conhece os empregados da casa, misteriosos com atitudes robóticas e sem emoção alguma. O alívio cômico do filme fica por conta de Rod, o melhor amigo de Chris, interpretado por LilRel Howery.

Com tudo se misturando em excelente suspense intrigante, Peele consegue surpreender a cada cena mostrada e a medida que o protagonista vai entendendo o que está acontecendo, o espectador se envolve com o desenvolvimento do filme e fica preso nos angustiantes acontecimentos. O clímax é todo mostrado no terceiro ato do filme, preciso confessar que esperava mais, achei mal explorado e muito corrido, mas consegue ser angustiante e tenso.


O filme é brilhante, consegue ser real sem utilizar elementos de fantasia que normalmente são abordados em longas do gênero, trabalhando com coisas que estão presentes no cotidiano de muitas pessoas, como racismo, hipnose, seitas e cultos com uma incrível veracidade. Apesar de estar sendo vendido como um terror, pode ser considerado facilmente como um suspense com atuações e direção impecáveis e um roteiro ousado que consegue surpreender do início ao fim, manipulando muito bem as emoções de seu público. 

Por fim, eu aconselho vocês a assistirem a esse filme que é bem diferente dos filmes lançados atualmente com uma história envolvente e revelando um bom trabalho de direção de Peele em seu primeiro longa, que consegue mostrar o racismo  do cotidiano utilizando os recursos do terror e suspense. 

Nota para o longa: 4/5