sexta-feira, 26 de maio de 2017

Antes que eu vá | CRÍTICA


A adaptação do livro de Lauren Oliver, "Antes que eu vá", chegou aos cinemas brasileiros no último dia 18 com a direção de Ry Russo-Young e estrelado por Zoey Deutch, Halston Sage, Cynthy Wu e Medalion Rahimi. O filme vem nesse boom de adaptações dos livros juvenis de drama de maior sucesso como "A culpa é das estrelas" e "Se eu ficar". Mas o diferencial do recente lançamento é que ele aborda o bullying de uma forma diferente de outros, ele mostra o lado de quem pratica e o por que de fazerem isso. 


Vamos acompanhar a jornada de Samantha Kingston (Deutch), uma garota que tem tudo: é rica, uma família feliz, as melhores amigas, é popular na escola e ainda namora o garoto mais desejado pelas meninas. O grupo de amigas não parece valorizar o que tem e implica com os "esquistos" da escola e tira sarro deles o tempo inteiro, além de terem as preocupações mais fúteis como quantas rosas irão ganhar no dia do cupido, o que vai acontecer na festa a noite entre outras coisas. 

Mas tudo muda para Sam quando um acidente de carro tira sua vida e ela passa a acordar sempre nesse mesmo dia, o da sua morte. Assim como é de se esperar ela não entende nada do que está acontecendo e demora algum tempo até que isso aconteça, sempre vivendo o mesmo dia com apenas algumas diferenças, a partir desse momento a protagonista começa a perceber como suas ações anteriores podem afetar tanto a sua vida quanto a do próximo e passa por uma batalha interna que decidirá o seu destino. 



O ponto alto do longa está na transição da personagem e em suas reflexões, que passam uma boa mensagem, a atuação de Zoey é outo lado positivo, conseguindo transmitir as emoções e sentimentos para o público que assiste, a atriz consegue mostrar a evolução de sua carreira após participar do fracassado "Academia de Vampiros" e da série "Ringer". 

Para mim, o que não funcionou no longa foi o fato de deixarem do fora o porque de isso acontecer com a Samantha pois como não li o livro não sei se é desse jeito também, mas esperava que dessem uma explicação desse looping pelo qual a personagem passa. 



Mesmo entregando um final que deixa a desejar, deixando o público sem saber se realmente terminou ou se tem mais cenas por vir, "Antes que eu vá" consegue passar uma boa mensagem faz refletir e ensina uma boa lição de moral sobre a vida e as atitudes que tomamos no dia a dia, mesmo que seja a menor de todas. 


Avaliação: