segunda-feira, 29 de maio de 2017

Universo DC: Renascimento | Resenha

Em 2011 a DC Comics decidiu fazer um reboot de seus personagens dando novas histórias, novas roupas e "brincando" com a mitologia de cada um, assim começou a fase dos Novos 52. Mas, após 52 edições dessa fase, em 2016 a editora decidiu iniciar uma outra, dando o nome de Rebirth, ou Renascimento no Brasil. 


Esse é o primeiro volume que deve ser lido na nova fase, pois ele serve como uma introdução aos acontecimentos que vão acontecer com os personagens logo após os Novos 52, Universo DC: Renascimento tem o propósito de estabelecer uma conexão com a linha temporal pós Novos 52 com o arco do Ponto de Ignição (mais conhecido como Flashpoint). Vale ressaltar que o universo não está sendo reiniciado como na fase anterior, ele está sendo continuado e incorporando novos elementos às histórias. 

Aqui, Wally West retorna com um importante papel, ele é como um elo de ligação sendo movido pela força da aceleração que precisa ser lembrado para retornar ao nosso mundo. O clímax é até interessante, o eterno Kid Flash precisa ser lembrado por qualquer outro personagem para que possa se tornar real e evitar ser esquecido na linha do tempo. Neste primeiro volume a trama é bem simples, mas há algo por trás das mudanças de realidade, já que 10 anos foram roubados dos personagens e Wally tenta alertar seus amigos, principalmente Barry Allen. 

A DC Comics consegue mostrar que não precisa abandonar o que já foi criado e construído para continuar uma publicação. Como eu não tinha o costume de acompanhar quadrinhos, para mim foi um pouco difícil começar a entender o que está acontecendo e o que aconteceu nas edições passadas, mas uma das propostas de Renascimento é que novos leitores comecem a acompanhar o universo dos personagens nesse novo arco. Esse volume dá o pontapé de algo que vai abalar as estruturas de todos os 52 universos da editora. 

O interessante é que não precisa ler todas as outras publicações da DC para começar a ler esse novo arco, pois marca uma nova fase dos personagens. A edição dá algumas pistas das ultimas edições dos Novos 52, que apesar de demorar um pouco, pode ajudar o leitor "leigo" a se situar no novo arco da editora. 

Avaliação: